Porque fazer um Check-up Preventivo Digital da saúde bucal?

Check-up-Preventivo-Digital

Você já ouviu falar em Check-up médico? E em Check-up odontológico? Talvez seja seu primeiro contato, mas saiba que o Check-up Digital, ou Check-up Preventivo Digital na odontologia é uma maneira importante e eficaz de não somente evitar graves problemas bucais como também outras doenças que podem afetar gravemente sua saúde em geral.

Com a realização do Check-up Digital, que é a soma de diversos exames como fotografias em alta definição dos dentes, radiografias e outros, pode-se evitar o aparecimento de muitas doenças bucais, pois ao detectar previamente uma doença em estágio inicial o dentista já pode interferir, fazendo com que o tratamento seja bem mais rápido, sem dor e até mesmo mais barato. Através da boca muitas outras doenças podem chegar ao organismo e por isso o acompanhamento contínuo de um dentista é muito importante. Problemas na gengiva, inflamações, podem, em um estágio mais grave, chegar à corrente sanguínea e afetar outros órgãos, por isso a atenção deve estar redobrada.

A descoberta precoce de uma doença aumenta as chances de cura na maioria dos casos. Isso também se aplica à saúde bucal. Pensado para antecipar diagnósticos, o Check Up Digital Preventivo é uma tecnologia que trabalha na prevenção de problemas odontológicos.

Idealizado pelo empresário Felipe Torres, o sistema começou a ser usado em 2006, dentro dos cursos que Torres ministra no Brasil voltado aos dentistas empreendedores. “Existem similares no exterior, porém o nosso sistema foi desenvolvido dentro da realidade do paciente no Brasil e hoje mais de 6 mil dentistas utilizam o aparelho”, conta.

O equipamento de alta tecnologia realiza fotos dos dentes do paciente por meio de uma câmera intraoral. O procedimento possibilita que os dentes possam ser vistos até 60 vezes maiores que o seu tamanho. Desta forma, é possível ver trincas nos dentes, infiltrações nas restaurações e até mesmo cáries em estágio iniciais, que seriam imperceptíveis a olho nu. “Possuímos dois aparelhos de Check Up Digital Preventivo desde quando a clínica foi inaugurada. Nossa intenção sempre foi de prevenção e estar sempre lado a lado com a odontologia moderna”, explica a dentista Camila Pereira Lopes, responsável técnica por uma clínica particular em São Paulo. Segundo ela, com o diagnóstico precoce, o tratamento é realizado logo no início do problema e evita futuras dores, necessidade de tratar canal ou até mesmo a perda do dente. A ideia é realizar tratamentos odontológicos menos invasivos e mais rápidos, preservando a dentição natural.

Camila afirma que o exame pode ser realizado em qualquer paciente e que é o primeiro procedimento feito na clínica. O paciente pode acompanhar as fotos enquanto o exame é realizado. “Estas imagens são salvas no banco de dados da clínica, podendo ser acessada por qualquer dentista daqui. Durante e após o tratamento, se necessário, também arquivamos fotos dos dentes”, explica Camila.