BICARBONATO É RECOMENDADO PARA TRATAR LESÕES DE AFTAS?

Uma afta está te incomodando faz dias. Você não consegue comer direito, falar e qualquer movimento brusco causa muita dor na região. Cansado de tanto desconforto, você resolve tomar uma decisão caseira para aliviar o problema: colocar bicarbonato de sódio na ferida. Mas antes de fazer isso, não acha melhor saber a opinião de um profissional sobre o assunto? Então vamos lá!

O BICARBONATO É A MELHOR SOLUÇÃO?

É preciso admitir que o bicarbonato é bom para diminuir o pH da saliva e aliviar os incômodos da lesão, mas está longe de ser o melhor tratamento para o problema. Além disso, é preciso saber aplicar o produto da maneira certa. Muita gente pensa que é só pegar o pozinho e colocar diretamente na lesão. Não faça isso! Além de sentir muita dor e ardência, a ferida pode ficar mais séria. A dentista explica o melhor jeito de usar. “Dissolva na água para bochecho, com a medida de uma colher de chá do produto para três dedos de água. Normalmente, é recomendado fazer o procedimento três vezes ao dia”, ensina.

O MELHOR TRATAMENTO VAI DEPENDER DO SEU CASO

Você já deve ter visto no Sorrisologia que existem muitas causas para o surgimento de uma afta. Ela pode aparecer por um trauma local, falta de algumas vitaminas e até problemas temperamentais, como o estresse. E para cada caso, existe um tratamento específico. “Só o estomatologista pode fazer o correto diagnóstico e estabelecer o tratamento, que é individual”. Antes de aplicar qualquer medida caseira duvidosa, procure um profissional.

Entretanto, existe uma terapia bastante eficaz para tratar e prevenir as aftas: a laserterapia. Um procedimento que não dói nada e é super indicado para qualquer pessoa. Até as pacientes gestantes podem aderir. Ele é feito com um aparelho que emite uma luz diretamente na mucosa tratando ou evitando o local das lesões. Gostou? Converse com seu dentista sobre a possibilidade dessa técnica para acabar com as temidas feridinhas.

SOLUÇÕES CASEIRAS RECOMENDADAS

Ok, aplicar sal, água oxigenada ou até o bicarbonato de sódio diretamente na lesão é uma péssima escolha. Mas existem remédios que podem ser feitos em casa que melhoram as dores que a afta causa. A dentista indica alguns. “Bochechos ou chá com própolis e aloe vera aliviam bastante os incômodos. O importante é se certificar de que a formulação não tenha álcool”. Não coloque nenhuma solução agressiva que possa causar ardência no local. Tome cuidado também com seu enxaguante, tenha certeza que ele não contém álcool antes de usar. Na dúvida, entre em contato com o seu odontologista.

Deixe seu comentário!